segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

ATIVIDADE

ATIVIDADES REALIZADAS NO ESTÁGIO




Atividade de Ciências

ESCOLA MUNICIPAL OSVALDO CRUZ        DATA: ___ /___ /___

ALUNO(A) ________________________________TURMA: _____

ENERGIAS

Muita energia...
Você já parou para pensar o quanto somos dependentes de energia? Ligar a televisão, o computador, sair com o carro, etc. Haja energia para tudo isso!
A forma de energia que mais utilizamos é a elétrica, mas existem várias formas de gerar energia... Algumas prejudicam bastante o meio ambiente, outras não. O modelo de energia que não polui o meio ambiente é chamado de modelo “limpo”, isto é, que não polui.
Várias formas de gerar energia
Vamos então conhecer as diversas formas de gerar energia:
Começando pela energia hidráulica, que aproveita a força das quedas d’água para gerar energia. É a mais utilizada atualmente na maioria dos países, mas também é a mais cara e que exige mais mudanças ambientais, pois para sua produção é necessária a construção de hidroelétricas.
O biogás, que é um gás natural, também é fonte de energia. É produzido durante o processo de decomposição que certos tipos de bactérias realizam a partir de resíduos orgânicos, como esterco, palha, bagaço de vegetais e lixo. O gás produzido pode ser usado como combustível para fogões, motores ou mesmo para turbinas que gerem eletricidade.
Outra forma de gerar energia é através do sol. A energia solar é considerada uma fonte de energia inesgotável e uma das formas de obtê-la é através do coletor solar, um dispositivo responsável pela absorção e transferência da radiação solar para um fluido (geralmente a água) sob forma de energia térmica.
Existe também a energia eólica, que é a energia obtida pela força dos ventos. Esse tipo de energia é considerada uma das mais competitivas, pois seu custo é relativamente baixo, e o retorno acontece a curto prazo.
Existe também a energia obtida através do petróleo e carvão, mas os produtos residuais durante sua utilização eliminam gases poluentes no meio ambiente, portanto, apesar de serem formas de energia muito utilizadas até o momento, existem várias pesquisas que buscam fontes alternativas de energia, como as mencionadas anteriormente.
Curiosidades
  • Motor movido a ar! Isso é possível? Parece que sim... O francês Guy Nègre já criou o MDI “MiniCat”, movido à ar comprimido. O motor tem a capacidade de movimentar um carro a uma velocidade de até 110/130 km/h, com um custo R$ 6,00 (seis Reais) a cada 250/300 km corridos, e, além do mais, tem a vantagem de não poluir a atmosfera. 
  • As primeiras rodas hidráulicas foram construídas cerca de 2 mil anos. As correntes dos rios as movia, e assim levavam água aos campos e colocavam os moinhos para moer os grãos. 
  • O primeiro motor inventado foi a máquina a vapor inventado em 1777. Quem nunca ouviu falar em Maria Fumaça? Durante muitos anos os trens eram movidos a máquinas a vapor. 
  • Solar Challenger - Em 1981, o primeiro avião tendo energia solar como fonte, atravessou o Canal da Mancha. 
  • A energia nuclear é gerada a partir de um metal raro chamado urânio. Os resíduos deste metal são altamente prejudiciais à saúde, por isto são depositados debaixo da terra.  
  • Os primeiros automóveis foram construídos por Daimler e Benz na Alemanha, entre 1885 e 1886. Tinham um novo tipo de motor, o motor de combustão interna.

sábado, 20 de outubro de 2012

ESTÁGIO


Curso: Pedagogia / Campus : Comércio
Disciplina: Estágio II
Docente: Ezileide Santana
Discentes: Nachara Gomes


1.    Justificativa
Perceber os diferentes ambientes existentes no mundo escola, utilizando estes conhecimentos para ampliar minhas experiências na prática.

2.    Objetivos gerais e específicos
Objetivo do estágio é oferecer ao aluno, dentro do seu campo profissional, a experiência do aprender na prática assim um complexo do ensino teórico.
3.    Metodologia
Favorecer o contato das crianças com a leitura contribuindo assim a formação de leitores, conhecendo os Contos Clássicos, recontando as histórias de forma prazerosa, expressando-se a partir de diferentes linguagens.

4.  Avaliação do Estágio
Conhecer um novo grupo de crianças representa um grande desafio e para enfrentá-lo o professor deve dispor de alguns instrumentos de apoio, de forma que seja favorecida a possibilidade das crianças se conhecerem entre si e posteriormente, se reconhecerem como membros de um grupo. Estabelecendo aos poucos uma relação de confiança e afeto com a turma, o professor, ao mesmo tempo, vai percebendo o movimento das crianças e, a partir daí, pode introduzir e organizar, juntamente com elas, uma rotina de trabalho.
Ouvir Histórias, Criar histórias, Montar sequência de a história xerocar e embaralhar, Reescrever textos da história no papel metro, trabalhar com texto alacunado, reescrevendo parte da história, construir história da sua própria vida – formato de rolo, com fotos e desenhos. Ouvir cd de historias entre outros.

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

PLANO DE AULA


TEMA: Mapa do Corpo


OBJETIVO: Despertar no aluno de  3e 4 anos a consciência de si mesmo e de seus semelhantes

CONTEÚDO: Mais alto e mais baixo,  características de gênero ( menina e menino), cabelo, roupas, causados, partes do corpo humano.

PROCEDIMENTO:
Acolhimento:  fazer uma roda para conversar sobre o que aprenderemos no dia.

Brincadeira de roda:
MEU LIMÃO, MEU LIMOEIRO
MEU PÉ DE JACARANDÁ
UMA VEZ TINDÔ LÊ LÊ
OUTRA VEZ TINDÔ LÁ LÁ
EU SOU PEQUENINIHO PARA UM DIA ALMENTAR
MEU LIMÃO, MEU LIMOEIRO
MEU PÉ DE JACARANDÁ
UMA VEZ TINDÔ LÊ LÊ
OUTRA VEZ TINDÔ LÁ LÁ

Proposta: desenhar o corpo. Duas crianças serão escolhidas “menino e menina” para deitar no papel metro para que a professora os contorne. No contorno deve conter detalhes como, roupa, cabelo, argola, laço...
Os desenhos devem ser colados na parede para a comparação. A professora  perguntará qual é o menino? Qual é a menina? E por quê?
Estimular as crianças a comparar o desenho com o seu próprio corpo, “eu tenho pernas, braços, cabeça?” “tenho cabelo comprido?” “sou mais alto, mais baixo?” “uso argola?”. Proporcionar a participação de todos.
O educador ao final da proposta deve relembrar o objetivo da brincadeira evidenciando as diferenças e semelhanças no corpo humano.

Recursos:       -2 folhas de papel metro branco ou pardo - 2 pilotos de qualquer cor

Reflexão:
É importante ter atenção especial nos momentos de socialização onde as crianças explicam umas para outras como entenderam a proposta e mediar conforme necessário. Durante o registro coletivo, ao perceber dificuldade da turma com a problematização, deve-se reajustar a proposta para melhor atender as características da turma,  podendo ser aplicada novamente.